Onde a inovação faz a diferença

Onde a inovação faz a diferença

Muito se tem dito sobre a necessidade da “inovação”, em outra forma, definida como “mudança”; o termo vem do latim, em que in e novare significa “fazer algo novo”.

Tenho debatido muito a questão em webinários, lives, workshops e palestras virtuais, inspirado nos autores Bessan e Tidd, ressaltando que a “inovação não significa necessariamente a comercialização exclusiva de grandes avanços tecnológicos (uma inovação radical), mas também inclui a utilização de mudanças em pequena escala no saber tecnológico (uma melhoria ou uma inovação incremental)”.

Em uma definição mais útil, pode-se considerar que a inovação talvez seja “a exploração bem-sucedida de novas ideias”.

É imperativo mudar! Se não mudarmos o que oferecemos ao mercado (produtos e serviços) e como os criamos e ofertamos, corremos o risco de sermos superados por outros que o façam. Em última instância é uma questão de sobrevivência. Mas, por outro lado positivo, a inovação está fortemente associada ao crescimento e desenvolvimento das empresas. Novas ideias, novos negócios, novas formas de abordagem e comercialização, novos produtos e serviços, e geração de vantagens competitivas nas ofertas.

Boas ideias, quando corretamente implementadas, podem resultar em serviços novos e valiosos e na execução eficiente daqueles que já existem.

Por isso, inovação em rápidas dicas é uma questão de:

  • Identificar ou criar oportunidades;
  • Novas maneiras de atender mercados já existentes;
  • Fomentar novos mercados;
  • Repensar os serviços;
  • Atender necessidades sociais; e
  • Melhorar operações: fazer o que fazemos, mas melhor.

Como tudo isso pode acontecer?

Com uma boa dose de empreendedorismo (ou intraempreendedorismo – mudar internamente dentro dos limites das organizações), com processos organizados e gerenciados e com o propósito para inovação (criação de valor) em cada negócio.

Vamos conversar sobre a gestão da inovação em sua empresa ou novo empreendimento e como posso ajudá-lo nas dimensões da inovação em relação a produtos, processos, posicionamento estratégico e paradigmas comportamentais?

Coloco-me à disposição e aguardo seu contato.

Sucesso!

Vamos conversar mais sobre o assunto? Me chame pelo whatsapp (31 – 99129-4715) ou no e-mail: mauriciotadeu@waysgestaoempresarial.com.br