Mercado exige novas habilidades e profissionais mais atualizados

Mercado exige novas habilidades e profissionais mais atualizados

O professor e consultor Maurício Tadeu Morais ministrou palestra, no dia 25 de agosto, para dirigentes e colaboradores das seguradoras filiadas ao Sindicato das Seguradoras do Paraná e Mato Grosso do Sul (SindSeg PR/MS). O evento fez parte das comemorações do aniversário de 96 anos da instituição e reuniu mais de 200 pessoas em transmissão remota.

Morais iniciou a apresentação parabenizando a diretoria do SindSeg pelo aniversário e pelo grau de representatividade da instituição na sociedade, também felicitou toda diretoria pela iniciativa de levar ao grupo de associadas o debate sobre os “Desafios, as Competências e as Habilidades dos Gestores e Empreendedores no Novo Normal”.

Números do setor

Em seguida, destacou o potencial de crescimento da atividade seguradora no Brasil e sua densidade, considerando que atualmente a penetração do seguro na economia (arrecadação de prêmio em relação ao PIB) gira em torno de 6%, bem abaixo dos Estados Unidos (12%) e países europeus que superam os dois dígitos, além de países asiáticos que remontam à casa de 20%.

Demonstrou, ainda, o comparativo na arrecadação de prêmios no Brasil de janeiro a junho de 2020 em relação ao mesmo período de 2019, destacando o crescimento do faturamento nos estados sob a jurisdição do SindSeg, Paraná e Mato Grosso do Sul, contrariamente ao resultado geral do Brasil no período pandêmico.

O que se espera dos profissionais?

Maurício Tadeu, que também é mentor e coach empresarial e de carreiras, afirmou que o home office tende a atenuar o vínculo do mercado de trabalho e permitir que as empresas contratem serviços em qualquer região do mundo, aumentando a competitividade e exigindo profissionais ainda mais capacitados.

Sobre o que se espera do profissional em um momento de transformação como o atual, o consultor foi enfático: “evitar a autossabotagem e as crenças limitantes, trabalhar as competências, traçar uma estratégia de crescimento pessoal buscando o autoconhecimento, potencializar as próprias habilidades e desenvolver outras novas, trabalhar inteligências múltiplas, principalmente a inteligência emocional”.  Segundo o professor, é preciso “sair da zona de conforto e da procrastinação e alcançar a zona do merecimento e da satisfação pessoal”.

O diretor executivo do SindSeg PR/MS, Ramiro Dias, elogiou a exposição. “Maurício como sempre foi esclarecedor e contundente. É um profissional na acepção da palavra e com o dom da comunicação. Recebemos muitos comentários elogiosos sobre o tema abordado e a dinâmica da palestra. Toda a diretoria do Sindicato ficou muito satisfeita com a apresentação e os resultados. Alguns participantes inclusive sugeriram mais palestras motivacionais, com outros temas. Maurício, como já é bem conhecido no Paraná, certamente será convidado futuramente para outros eventos”.

Finalizando sua participação, o consultor Mauricio Tadeu disponibilizou a todos os participantes a possibilidade de trabalhos de coaching e mentorias, tanto do ponto de vista individual como coletivo. Os contatos podem ser realizados pelo telefone (31) 99129-4715 ou no site www.mauriciotadeu.com

Texto produzido com informações da assessoria de imprensa do SindSeg PR/MS