Entenda a importância do valor comercial para os clientes

Entenda a importância do valor comercial para os clientes

Revisando o conceito do “mix marketing” devemos considerar que ele é uma ferramenta clássica para ajudar as empresas a planejar “o que oferecer” e “como oferecer” aos consumidores seus produtos ou serviços.

Nessa definição clássica encontramos os 4Ps do marketing – produto, preço, praça e promoção, que caracterizam basicamente as decisões empresariais do que oferecer (produto e preço) e resolver como oferecer (praça e promoção), isto é, onde distribuir o produto com o objetivo de torná-lo convenientemente disponível e acessível aos consumidores, a preços justos.

Também é fundamental lembrar que tradicionalmente o marketing inicia-se pela segmentação, significa dizer que as empresas devem dividir o seu mercado-alvo em grupos homogêneos com base em seus perfis geográficos, demográficos, psicográficos e comportamentais.

Esses fatores reunidos irão permitir melhorias em suas estratégias empresariais, estabelecendo ofertas diferenciadas; ajudarão na alocação de recursos e investimentos de forma mais eficiente; e, sobretudo, auxiliarão na identificação de um posicionamento estratégico mais preciso.

Ocorre que em mercados cada vez mais conectados, como acontece atualmente, o mix marketing evoluiu para acomodar mais participação dos clientes, exigindo mais envolvimento deles na comercialização e de forma ainda mais transparente, inclusive no desenvolvimento de produtos e serviços.

Além da transparência das relações comerciais, é necessário atender aos princípios de personalização e customização de produtos e serviços; precificação mais dinâmica (demanda de mercado e capacidade de utilização); acesso instantâneo aos produtos e serviços (ativação comunitária); promoção por meio das mídias sociais; cocriação na concepção, desenvolvimento e sucesso dos produtos e serviços; e atendimento colaborativo para o cliente (ouvir, responder e sistematicamente acompanhar).

Tornou-se mais complexa a venda? Agora ela reside na criação de valor comercial de forma ativa para todos (fornecedor, distribuidor e consumidor).

Vamos conversar sobre segmentação, mercado-alvo e posicionamento estratégico levando em conta essas perspectivas?

Espero você para um bate-papo!

Sucesso!

Vamos conversar mais sobre o assunto? Me chame pelo whatsapp (31 – 99129-4715) ou no e-mail: mauriciotadeu@waysgestaoempresarial.com.br